O QUE ESPEROU-SE QUE OS ALUNOS APRENDESSEM
Prática de leitura
· Interessar-se em ler e ouvir cartas em situações de leitura compartilhada;
· Manifestar sentimentos, experiências, ideias, opiniões construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler;
· Reconhecer algumas convenções típicas do gênero (estrutura, adequação da linguagem, etc.);
· Adquirir mais confiança em si mesmos como leitores;
· Compreender o significado de uma palavra desconhecida no texto a partir do contexto e do estabelecimento de relações com a trama.
Práticas de escrita
· Utilizar recursos mais adequados à produção de cartas: tipo de linguagem usada, temas mais frequentes, expressões usadas, estrutura do texto, recursos gramaticais, etc;
· Usar expressões próprias da língua escrita;
· Valer-se de expressões que caracterizem os personagens;
· Colaborar em situações de produção coletiva, utilizando os sinais de pontuação já estudados em sala de aula;
· Contribuir em situações de revisão em grupo;
· Planejar o que vai escrever;
· Revisar e reescrever seus próprios textos;
· Saber o propósito comunicativo que deseja ao produzir cartas;
· Assumir o ponto de vista do leitor ao revisar o texto coletivamente;
· Revisar o texto do ponto de vista ortográfico, considerando as regularidades aprendidas e a ortografia convencional de palavras de uso frequente, uso de maiúscula e minúscula, etc.
Oralidade:
· Ler cartas, levando em conta a entonação, altura da voz e ritmo;
· Indicar leituras, fundamentando suas opiniões e preferências;
Nenhum comentário:
Postar um comentário